Impressão 3D
A impressão 3D chegou para revolucionar, mesmo, no mundo dos protótipos, próteses, peças de engenharia, guias médicas, objetos de decoração e até alimentos. Casas, roupas, acessórios, avanços na medicina, peças de decoração. Tudo isso é possível criar com uma impressora 3D. uma das principais características da tecnologia é a flexibilidade. Uma mesma máquina consegue imprimir uma peça mecânica, de alta resistência e rigidez, ou uma peça decorativa.
Os projetos que antes dependiam de injetoras plásticas e grandes moldes para serem confeccionados, se tornaram mais baratos e objetivos. Sim, a Impressão 3D veio para ficar.
Além de ser uma aliada para grandes moldes, a Impressão 3D permite a produção em média e grande escala com baixo custo para letras caixa (em relevo), sendo formatos opacos ou luminosos. Também é possível produzir displays dos mais variados modelos.
A Impressão 3D é uma grande parceira para fazer seus modelos antes da prototipagem. O processo, que é todo computadorizado, tem baixa interferência artesanal, logo é a certeza de que todas as peças estarão dentro do mesmo padrão.
Impressão 3D na sua comunicação visual em Curitiba.
Impressão 3D - História
A história é mais longa do que a gente imagina. Começou há mais de 30 anos atrás, em 1984. A tecnologia foi inventada pelo norte-americano Chuck Hull. A primeira impressora 3D não se parecia nada com as atuais, até porque a tecnologia de entrada foi a estereolitografia, precursora da impressão 3D.
Logo nos primeiros resultados a impressora 3D mostrou rapidez e flexibilidade, que foram percebidas como suas características mais marcantes. Essas vantagens da tecnologia permeiam até os dias de hoje.
Com o sucesso da criação, Hull criou a 3D Systems Corp., empresa que até hoje é uma das maiores no cenário mundial. A marca deteve a patente da tecnologia e iniciou as vendas de máquinas. Também surgiram outros tipos de impressão 3D, que igualmente foram patenteados.
Impressão 3D - Tipos de filamentos
A impressão 3D é caracterizada por ser uma sobreposição de pequenos fios, em um formato predeterminado em projeto, até que atinja as proporções desejadas. Estes pequenos fios são o resultado do derretimento da matéria prima, chamada de filamento. Basicamente, os mais utilizados no mercado são PLA e ABS, mas o PETG vem crescendo bastante e se tornando popular.
PLA na Impressão 3D
O PLA é um material biodegradável e originado do amido de milho ou outras fontes renováveis. Sua utilização na tecnologia é bastante diversificada, principalmente pela qualidade de impressão e facilidade de uso. O filamento PLA para impressora 3D tem alta dureza e ótima qualidade superficial sem necessidade de acabamento. Sua resistência mecânica com carga estática é alta.
ABS na Impressão 3D
O ABS é outro material bastante utilizado no mercado. O filamento ABS para impressora 3D tem alta resistência mecânica, elevada resistência térmica e facilidade para acabamento posterior, seja com lixa ou processo de acetona pura.
Para imprimir com filamento ABS é necessário ter uma impressora 3D com mesa aquecida, para melhorar o fixamento da peça à superfície.
PETG na Impressão 3D
Principalmente na Europa, o filamento PETG para impressora 3D vem crescendo bastante na utilização para a tecnologia. O material tem alta resistência química, mecânica e intermediária resistência térmica.
A facilidade de impressão é um ponto positivo, fazendo com que o material possa ser utilizado em impressoras abertas ou fechadas, com ou sem mesa aquecida, assim como o filamento PLA.
Impressão 3D - Peças Mais Resistentes
Na comunicação visual, assim como outros processos construtivos, há a necessidade de criar peças que sejam resistentes e duráveis. Além de utilizar um filamento de qualidade, é importante a engenharia do produto para aumentar a resistência mecânica, através de reforço, sentido da impressão, analisar sentido de impressão, variar o tipo de de preenchimento entre outros detalhes.
Impressão 3D - Utilização na Comunicação Visual
A Impressão 3D pode ser usada desde a confecção de protótipos com baixo custo, já que eliminamos todos os gatos com moldes para grandes injeções, até confecções em baixas tiragens de produtos únicos e personalizados. Após a modelagem dos arquivos em softwares 3D, a impressora dá vida ao arquivo, transformando em algo tangível facilitando as avaliações nos casos de protótipos e mockups. Diante da necessidade de pequenas tiragens a impressão 3D facilita a criação de peças personalizadas com um custo atrativo.